Notícias

Home  /  Notícias

Turismo movimenta R$250 milhões em Olímpia

13/10/2016

Pronto para ser a capital das atrações aquáticas, o município recebe, anualmente, quase 2 milhões de visitantes 

Imagine um destino que reúne água quente, diversão, boa gastronomia e ótimas opções de acomodações. Com infraestrutura e serviços direcionados ao bem-estar de seus visitantes, em 2014, Olímpia, que é referência no turismo aquático do Interior paulista, recebeu o título de estância turística. Localizada a pouco mais de 50 quilômetros de São José do Rio Preto, conta hoje com o quinto parque aquático mais visitado do mundo, o mega complexo Thermas dos Laranjais e, em breve, acolherá mais um empreendimento do setor, o Hot Beach Olímpia.

O grande atrativo do destino é a presença de águas termais com pouca oscilação de temperatura durante todo o ano, variando de 26ºC a 38ºC. Situada no noroeste do Estado e distante 348 quilômetros da capital, Olímpia apresenta relevo geográfico propício para o aquecimento subterrâneo da água.

Atualmente, os turistas podem consultar o Código de Águas Minerais, que as classifica conforme suas características de usos. Em Olímpia, por exemplo, pode-se encontrar propriedades antirreumáticas, antialérgicas, desintoxicantes e anti-inflamatórias.

Pela cidade, passam, anualmente, quase 2 milhões de turistas interessados nas águas quentes. Vindos de todos os cantos do Brasil, promovem significativo impacto socioeconômico no território. A maior demanda vem da região metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais, cidades do Triângulo Mineiro e também da região oeste do Mato Grosso do Sul.

Com base no índice de visitação do ano passado, estima-se que o município receba, em média, 160.000 pessoas por mês. No entanto, o fluxo de turistas é sazonal, sendo maior no período de férias escolares, que compreende os meses de dezembro, janeiro e julho, além dos feriados prolongados.

Turismo

Nos últimos seis anos, houve crescimento de 2.100% no número de leitos destinados à atividade turística no município. A previsão é que nos próximos cinco anos a cidade tenha mais de 22 mil leitos, tendo em vista os empreendimentos em construção. Uma perspectiva favorável para o crescimento da estância turística e do desenvolvimento do setor.

Olímpia, que tem 40% da população economicamente ativa, foi palco de um salto na empregabilidade nos últimos oito anos, galgado, principalmente, pelo turismo, que registrou, nesse período, alta de 130% nas contratações. Dados apurados preliminarmente pela Secretaria Municipal de Turismo, com grupos administradores de resorts no município, e que constarão em um inventário sobre o setor, apontam que 5,7 mil pessoas - o equivalente a 11% da população - estão direta ou indiretamente ligadas aos empreendimentos de alto padrão.

Atualmente, os empreendimentos dividem-se em 19 hotéis, dois hotéis-fazenda, quatro resorts, 61 pousadas e 365 casas de veraneio para receber os visitantes. 

Além de ser considerado fonte de renda e de empregos, o setor turístico também é responsável por grande parte do giro de capital do município. O turismo injeta cerca de R$ 250 milhões por ano na economia olimpiense, incluindo gastos com alimentação, hospedagem, combustível e outras frentes relacionadas à estadia do visitante.

Esse cenário despertou nos dois grandes grupos empreendedores do município, responsáveis pelo Hot Beach Olímpia e Thermas dos Laranjais, o interesse em unirem-se para o desenvolvimento da campanha“Deixe Olímpia te levar”.

Campanha

A estratégia da campanha unificada sinaliza o grande potencial de negócios que o turismo proporciona ao destino. Com identidade visual leve e divertida, apresenta todas as opções de diversões aquáticas, que são destinadas para a família e grupos de amigos.

Parques aquáticos

O Thermas dos Laranjais é um dos principais complexos turísticos da América Latina. Com mais de 300 mil metros quadrados,o espaço conta com mais de 50 atrações para todos os gostos. No Facebook, é um dos 10 lugares mais populares entre os pontos turísticos disponíveis para check-in.

Em 2015, ficou em 5º lugar no Top 20 do TEA/AECOM 2015, Theme Index and Museum Index, instituição que estabelece o ranking das categorias Parques Aquáticos, Temáticos e Museus de todo o planeta.

Com soft opening previsto para dezembro, o Hot Beach Olímpia expandirá o quadro de atrações do destino, proporcionando variedade para o roteiro e possibilidade de estender a estadia.

O Complexo Turístico Hot Beach é formado pelo parque aquático Hot Beach Olímpia e quatro resorts, todos na cidade de Olímpia. O empreendimento pertence ao Grupo Ferrasa, da sociedade Ferrato e Sant’Anna, fundada em 1981.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites