Estação Cultural de Olímpia ECO

Home  /  Estação Cultural de Olímpia ECO

Descrição

Endereço: Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista

 ECO – Estação Cultural de Olímpia. O atrativo cultural e turístico do município foi implantado no prédio da antiga Estação Ferroviária, que foi restaurado para recuperar e conservar as técnicas construtivas e características originais do imóvel.

A antiga Estação Ferroviária conta com dois grandes prédios, um era o terminal de passageiros, que transformado numa grande galeria. O segundo prédio era um galpão onde ficavam as mercadorias que eram embarcadas nos vagões de carga e, agora, são duas galerias

A Estação Ferroviária de Olímpia, que era pertencente à antiga FEPASA, funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, e foi desativada com o surgimento das rodovias. Dos anos de 1920 até final da década de 1960, a Locomotiva transportou em grande parte o café, que ajudou Olímpia a se desenvolver. O local ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, com salas administrativas, sala receptiva, atividades para crianças, espaço para apresentações culturais, sala para exposições, entre outros, com destaque também para a conhecida “Maria Fumaça”, locomotiva que foi restaurada e realocada na nova estação.

A ECO é mais um atrativo que chega para somar ao quadro de ações institucionais da Prefeitura e, para marcar a inauguração do complexo cultural, foram abertas três grandes exposições de arte, com curadoria de Marcus Lontra, especialista e crítico de arte, com um currículo robusto de atuações em grandes exposições, no Brasil e no exterior.

As exposições podem ser consideradas uma antecipação das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil, realizada em 1922, e estão abertas para visitação gratuita do público, de terça a domingo, das 15h às 21 horas. A ECO fica na Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista.

Outras empresas

Hot Beach Olímpia

Hot Beach Olímpia

Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros, 1700

(17) 3279-1009

(17) 3279-1111

Parque Dolce Dulce

Parque Dolce Dulce

Rod. Vicinal Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, km 1 - Tamanduá

(17) 99643-2078

Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Rua David de Oliveira, 92 - Centro

(17) 3281-6436

Estação Cultural de Olímpia ECO

Estação Cultural de Olímpia ECO

Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista

Anuncie conosco! Divulgue sua empresa no guia mais acessado da região

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites