Notícias

Home  /  Notícias

“Devoções Populares” é tema da nova mostra do Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa de Olímpia

27/06/2022

Na última sexta-feira (24), dia do Padroeiro da cidade, São João Batista, o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa da Estância Turística de Olímpia abriu a nova mostra em exposição com o tema “Devoções Populares: arte sacra, naiff, mística e religiosa”.


 

O acervo do colecionador Joaquim Pereira Antunes Filho e curadoria de Rafael Schunk, reúne mais de 250 obras de pinturas, esculturas, oratórios, azulejos e peças de madeiras do século XIX com recortes que valorizam a devoção popular, o sacro e colonial, além dos festejos de fé das fases cusquenhas, paulistinhas e campesinas.
 
O gosto mestiço popular também se destaca nas obras de Dito Pituba, Waldomiro de Deus, Agostinho de Freitas, Cid Serra Negra, Carlos Bastos, Heitor dos Prazeres, José Antônio da Silva, Inácio da Nega e outros artistas premiados em salões de arte, que apresentam suas obras neste acervo.
 
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha, o diretor de cultura, Rodrigo Marini, representando a secretária da pasta, Priscila Foresti, a vereadora Edna Marques, o colecionador Joaquim Pereira Antunes Filho e o curador Rafael Schunk que, ao final, conduziu o público para uma visita guiada. O GODAP (Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça”) abrilhantou a ocasião com apresentações de danças típicas como quadrilha, xote e baião.


 
Para o prefeito, o ato foi um momento de alegria e compromisso com a cultura, que no dia do padroeiro da cidade, ganha mais um presente para a população olimpiense e seus visitantes. “Um acervo belíssimo de peças que reforçam a importância das devoções populares em seus diversos contextos histórico e cultural”, declarou.
 
A nova exposição, que permanecerá no museu até dezembro, é gratuita e aberta ao público e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h às 21h, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, localizado na Rua David de Oliveira nº 420, Centro.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites