Notícias

Home  /  Notícias

45º Festival do Folclore foi lançado no Thermas dos Laranjais

22/07/2009


O Cartaz Oficial do 45º Fefol

Em clima de pré-estréia, a Coordenadoria dos Festivais reuniu empresários, comerciantes e investidores, para apresentar o potencial sócio-turístico-econômico do 45º Festival do Folclore de Olímpia, que será realizado de 8 a 16 de agosto. Em meio ao coquetel realizado no Thermas dos Laranjais, foi distribuída uma revista voltada exclusivamente para a divulgação de informações do município e do Festival. Segundo anunciou a coordenadora Maria Aparecida (Cidinha) Manzolli, “este Festival será o divisor de águas na história do evento, retornando, finalmente, ao berço esplêndido idealizado pelo seu criador, o saudoso professor José Sant’anna”.

O vídeo institucional traduziu em imagens e informações bem sintéticas e elaboradas, todo esse potencial e ideal do 45º Fefol. Mostrou, ainda, que o Festival é reconhecido, inclusive, pelo governo federal, como um dos importantes eventos de potencial turístico do País.

E não é para menos: são 96.800 metros quadrados de área do Recinto que leva o nome do criador do Festival, abrigando 43 tendas de alimentação, 41 estandes comerciais, dois restaurantes, área de parque de diversões, um palco bem estruturado e mais moderno do que das edições anteriores (voltará a ser um único palco, porém com mais tecnologia e conforto).

A partir de agosto, Olímpia se transforma no maior pólo cultural do País, devendo estar presentes, como nos Festivais anteriores, cerca de 20 Estados (70 grupos folclóricos e parafolclóricos) – tudo isso para entreter e levar cultura para mais de 150 mil pessoas que costumam lotar o Recinto do Folclore.

Um dos pontos altos da apresentação do vídeo foram duas falas do criador do Festival, José Sant’anna, falecido em janeiro de 1.999. Uma, no interior da igreja-matriz de São João Batista, discorrendo sobre a importância do Folclore. E outra, no festival de 1.998, declarando aberto, enfim, mais uma edição de seu trabalho.


Em meio ao coquetel realizado no Thermas dos Laranjais, foi distribuída uma revista voltada exclusivamente para a divulgação de informações do município e do Festival.
..

O 45º FESTIVAL DO FOLCLORE

O 45º Festival do Folclore (que acontecerá de 8 a 16 de agosto) valorizará os grupos locais, a manutenção das tradições e o incentivo às festas cíclicas, que é onde as vivências religiosas, culturais e sociais se realizam entre as comunidades tradicionais.

O tema sugerido é inspirado nas fitas e flores presentes no colorido do simbolismo visual dos grupos de folias de reis, congadas e moçambiques, predominantes no sudeste do Brasil e em particular na região de Olímpia. O objetivo é destacar os grupos atuantes no município, reafirmando o conceito de valorização e divulgação da cultura tradicional.


‘Olímpia há de ser para sempre a Capital do Folclore, erguida pelo valor e pelo brio de um festival de esplendor majestoso’.
José Sant’anna

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites