Notícias

Home  /  Notícias

Capital Nacional do Folclore, Olímpia realiza 54ª edição do Festival.

23/07/2018

Entre os dias 4 e 12 de agosto de 2018, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, se transformará no centro do Brasil, com a realização do 54ª edição do Festival do Folclore, que comemora, este ano, seu Jubileu de Milho.

Considerado um dos festivais mais importantes do país, a programação do evento inclui, além de danças, palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile, apresentações em escolas, peregrinações pela cidade e muito mais.

O palco da festa, que tem entrada gratuita, é o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant'anna”, que leva o nome do idealizador do evento e é popularmente conhecido como Recinto do Folclore.

Em 2018, o festival será ainda mais especial porque é o primeiro ano que Olímpia celebra o título oficial de Capital Nacional do Folclore, uma vez que o município recebeu a chancela presidencial em dezembro de 2017, instituída pela Lei Federal Nº 13.566/2017.

O cartaz oficial da festa traz o Terno de Congada Chapéu de Fitas, um dos grupos folclóricos mais tradicionais de Olímpia, tendo como destaque seu fundador e coordenador, Capitão José Ferreira.

O espetáculo de abertura, no dia 04 de agosto, que é um dos momentos mais emocionantes da festa, promete surpreender e encantar o público presente com o tema: Festa de um povo “Cabe o mundo inteiro no balaio brasileiro”. Mais de 300 crianças da rede municipal e artistas convidados estão ensaiando para a apresentação.

Durante nove dias de festa, 54 grupos folclóricos e parafolclóricos, sendo 14 inéditos, de 17 estados brasileiros, se apresentarão na festa que tem expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas. Este ano, o festival terá a participação recorde de 1.800 artistas.

ESTRUTURA

No Recinto do Folclore, serão realizadas diariamente apresentações noturnas no palco da arena, que é a principal atração do festival, com arquibancada disponível para a população. Na parte superior do recinto, os visitantes podem também apreciar diversas opções gastronômicas com quitutes e pratos típicos presentes em dezenas de barracas para agradar a todos os gostos e paladares. Além disso, a estrutura conta com parque de diversões, estacionamento, barracas com música e muito mais.

O palco principal será ainda mais grandioso com mil m² de piso, se aproximando mais do público. A segurança também receberá reforço com mais de 2 mil homens  e câmeras de segurança 24 horas. Para o desfile de encerramento, arquibancadas cobertas com capacidade para 2 mil pessoas serão disponibilizadas.

PALCO B

Sucesso na edição de 2017, o Palco B se mantém este ano, instalado próximo à entrada principal do Recinto, mas com estrutura maior. No 54º Festival, o espaço leva o nome de “Maria Jesus de Miranda”, homenagem em vida à grande amiga e colaborada do professor José Sant’anna e ex-coordenadora do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”. O palco alternativo terá programação noturna de danças de 4 a 11 de agosto para animar o público que circula pela parte superior do Recinto.

PAVILHÃO CULTURAL E TURÍSTICO

O ambiente, sob a coordenação da secretaria de Turismo, é voltado à exposição e comercialização de artesanato local, regional e de outros Estados. No total, serão 30 estandes de artesãos, além de um espaço onde será promovida oficina de trançado estrela, técnica artesanal descoberta e desenvolvida por um grupo de mulheres de Olímpia. O local também terá um espaço para o Arquivo Público Municipal com exposições e informações sobre a história da cidade e do festival, além de outras novidades.

MINIFESTIVAL, GINCANA E SEMINÁRIO

Uma festa à parte, o Minifestival é um evento organizado pela secretaria de Educação, com apresentações de alunos da rede municipal de ensino que representam as danças de todas as regiões do país. O festival é aberto ao público e conta com participação e interação dos grupos visitantes. Já a Gincana de Brinquedos revive os jogos e brincadeiras infantis antigas, proporcionando às crianças e adolescentes o regaste e a vivência da tradição. Entre as brincadeiras estão: bétia, corrida de saco, amarelinha, bito, bolinha de gude, entre outras.

O Seminário de Estudos é constituído por uma série de palestras, ministradas por renomados folclorólogos, tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre o folclore, com explanações teóricas e práticas. Entre uma palestra e outra, crianças da rede municipal de ensino apresentam danças folclóricas em homenagem às manifestações folclóricas do país.

FOLCLORE NA RUA

Durante a semana do Festival do Folclore, as festividades também se estendem para além dos limites da Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”. Os grupos participantes invadem as ruas, o comércio e os prédios públicos da Estância Turística de Olímpia com a tradicional “Peregrinação”, em que realizam apresentações e interagem com a comunidade.

A Igreja Matriz de São João Batista também recebe a festa com uma missa especial em Ação de Graças. A celebração é realizada no primeiro domingo, dia 5, com a presença dos grupos, violeiros, folias de reis, muita dança e animação. Uma Missa Sertaneja também será realizada pela primeira vez no último dia da festa, antes do desfile, dentro do Recinto em Ação de Graças ao Folclore e ao Dia dos Pais. 

A Casa da Cultura será outro espaço público a fazer parte do festival, sediando a Rodada Cultural, novidade este ano que tem a proposta de promover o encontro de dois grupos de regiões distintas. O objetivo é fomentar a cultura popular, através da troca de experiências, danças, vestimentas e instrumentos. Após a atividade, haverá um café com pensadores e estudiosos locais para um bate papo sobre o folclore. 

GRUPOS PARTICIPANTES

As cinco regiões brasileiras são presenças confirmadas no 54º Festival do Folclore de Olímpia. O público poderá conferir apresentações de norte a sul e leste a oeste do país em um só lugar, com 36 grupos folclóricos e 18 parafolclóricos.

Do Rio Grande do Sul, virão dois grupos, sendo o inédito Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” (Porto Alegre) e o CTG Lalau Miranda (Passo Fundo). Ainda do Sul, Santa Catarina estará representada pela Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal (Florianópolis) e o Paraná vem com o Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança (Maringá).

Do Centro-Oeste do país, Goiás trará o inédito Moçambique Mamãe do Rosário (Catalão) e o Mato Grosso será marcado pela estreia do Grupo de Siriri Flor de Atalaia (Cuiabá).

Do Norte, destaque para o Estado do Pará, que terá três agremiações: Grupo Parafolclórico Frutos do Pará (Belém do Pará), Associação Folclórica Paramazon (Belém do Pará) e Boi de Máscaras Faceiro (São Caetano de Odivelas).

O Nordeste é uma das regiões com maior participação. Do Maranhão, o Boi de Nina Rodrigues (São Luís) vem pela primeira vez, além da já conhecida Companhia Folclórica e Cultural Raízes da Ilha “Baile de Caixa” (São Luís). Do Ceará, vem Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” (Fortaleza). O Rio Grande do Norte traz os potiguares Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro (Passa e Fica), que é inédito, e o Boi Calema Pintadinho (São Gonçalo do Amarante).

Ainda no Nordeste, a Paraíba será representada pelo Balé Folclórico Sisais (Pocinhos) e pelo Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema (Campina Grande). Pernambuco terá o “Papanguarte” Balé Popular (Bezerros) e a estreia da Nação do Maracatu Porto Rico (Recife). Avançando pela região, Alagoas estará presente com o Grupo Cultural Xique Xique (Maceió). Já Sergipe vem com três representantes: Grupo Folclórico Parafusos (Lagarto), Grupo Folclórico Taieiras (Lagarto) e Grupo Folclórico Batalhão de Bacarmateiros de Carmópolis (Carmópolis). Por fim, a Bahia traz o inédito Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas (Salvador).

Da região Sudeste, o Espírito Santo marcará presença com a inédita Banda de Congo Beatos de São Benedito (Vila Velha) e Minas Gerais terá quatro grupos, o já conhecido Congo Prata (Uberlândia) e três que vem pela primeira vez: Grupo Filhos de Itamogi (Itamogi), Terno de Congo Sabiá (São Sebastião do Paraíso) e Congo Libertação (Iturama).

O Estado sede do Festival, São Paulo, terá 26 grupos representantes, sendo 18 da cidade anfitriã, Olímpia. Três são inéditos: Cia de Reis Renascer de Cristo (Araraquara), Companhia Guia do Oriente Embaixador José Eduardo (Barretos) e Raízes da Cultura Brasileira (Olímpia), além dos já conhecidos do público: Terno de Sainha Irmãos Paiva (Santo Antônio da Alegria), Fandango de Tamanco Cuitelo (Ribeirão Grande), Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi (Guarujá), Grupo de Samba Lenço (Mauá), Coral Pequenas Cantoras (São José do Rio Preto), Congada Três Colinas (Franca). E os olimpienses: Cia de Santos Reis “Magos do Oriente”, Terno de Moçambique “São Benedito”, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, Cia de Santos Reis “Estrela Guia”, Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – GODAP, Dança de São Gonçalo, Associação Cultural Anástasis Artes Cênicas & Solidariedade, Cia de Santos Reis “Os Visitantes de Belém”, Guarda de Moçambique Pé de Coroa Nossa Senhora do Rosário, Grupo Folclórico de Danças Afro-brasileiras e Capoeira, Cia de Santos Reis “Lapinha de Belém”, Terno de Congada Chapéu de Fitas

Os Catireiros de Olímpia, Cia de Santos Reis “Filhos de Maria”, Cia de Santos Reis “Os Mensageiros da Paz”, Cia de Santos Reis “Fernandes” e Coral Sertanejo Mensageiros de Cristo.

INSTITUCIONAL

O 54º Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro e com o Governo do Estado de São Paulo. O evento tem apoio ainda do Proac (Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo) e da Guarani – Mais que Açúcar. Todas as informações sobre a festa, a história e a programação completa do festival estão disponíveis no site www.folcloreolimpia.com.br e na página oficial no Facebook www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial/.

PROGRAMAÇÃO

Dia 04/08/2018 – Sábado

ABERTURA DO FESTIVAL

LOCAL: RECINTO DO FOLCLORE - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

18h – Pavilhão Turístico e Cultural

 

18h – Pavilhão Turístico e Cultural

Abertura do Pavilhão Turístico e Cultural com exposição de artesanatos de todo Brasil – Secretaria Municipal de Turismo

Hasteamento das Bandeiras

19h30 – Entorno da Arena do Recinto do Folclore

Abertura Oficial

20h – Arena do Recinto do Folclore

A cerimônia de abertura do Festival é realizada pela Secretaria Municipal de Educação e contará com a participação de 300 crianças. Esse ano, a novidade será a participação de alunos da ETEC “Professor José Carlos Seno Junior”, além de alunos da escola estadual Capitão Narciso Bertolino e atores de apoio. Ainda sob suspense, a apresentação promete surpreender e encantar o público. O tema será: Festa de um povo “Cabe o mundo inteiro no balaio brasileiro”.

21h – Desfile dos grupos presentes pela arena e discursos oficiais

21h30 – Apresentações Noturnas

Palco Principal

  1. Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas – Salvador/BA
  2. Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB
  3. Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre/RS
  4. Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES
  5. Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT
  6. Boi de Nina Rodrigues/MA
  7. Nação do Maracatu Porto Rico – Recife/PE

Palco Maria Jesus de Miranda 

  1. Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto/SE
  2. Grupo Folclórico Taieiras – Lagarto/SE
  3. CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS
  4. Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL
  5. Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” – Fortaleza/CE
  6. Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN
  7. Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará/PA

Dia 05/08/2018 – Domingo

10h – Missa na Igreja Matriz de São João Batista

Local: Igreja Matriz de São João Batista – Praça da Matriz, 239 - Centro

A Missa em Ação de Graças pela realização do Festival é celebrada no primeiro domingo do evento, às 10h, na Igreja Matriz de São João Batista. Participam grupos folclóricos visitantes e locais. Todos adentram a Igreja cantando e dançando, conforme o ritmo de sua tradição, sempre com o traje típico e levando a bandeira do seu Estado e do grupo. É um momento de intensa religiosidade, em que prevalece o ecumenismo. Ao final, os grupos dirigem-se ao altar, onde se tem oportunidade de ver o Brasil abraçar-se, representado pelas diferentes regiões presentes.

20h – Programação Cultural da Casa do Caipira

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

20h – Apresentações Noturnas

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palco Principal

  1. Cia de Santos Reis “Magos do Oriente” – Olímpia/SP
  2. Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto/SE
  3. Grupo Folclórico Taieiras – Lagarto/SE
  4. Terno de Moçambique “São Benedito” – Olímpia/SP
  5. Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará/PA
  6. Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP
  7. Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB
  8. Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” – Fortaleza/CE
  9. CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS
  10. Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN
  11. Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL

 Palco Maria Jesus de Miranda 

  1. Cia de Santos Reis “Estrela Guia do Oriente” – Olímpia/SP
  2. Cia de Santos Reis “Viajantes de Belém” – Olímpia/SP
  3. Os Catireiros de Olímpia -  Grupo Nossa Senhora – Olímpia/SP
  4. Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES
  5. Boi de Nina Rodrigues/MA
  6. Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB
  7. Nação do Maracatu Porto Rico – Recife/PE
  8. Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT
  9. Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas – Salvador/BA
  10. Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre/RS

Dia 06/08/2018 – Segunda-feira

8h – Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palestra:  A cultura popular como meio de inclusão social – Banda de Congo Beatos de São Benedito   

Palestrantes: Leonardo Ozório Nunes dos Santos (Mestre Naio) e Monica Dantas dos Santos

Intervalo: EMEB - Professora Lourice Arutin Sgorlon - Dança Penerô Xerêm

Palestra: As Tradições Cuiabanas– Grupo de Siriri Flor de Atalaia

Palestrante: Cristina Zuita e Cleber de Moraes

8h – Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

1 - Perna de pau            6 - Bétia

2 - Corrida no saco        7 - Cabo de guerra

3 - Bola na lata              8 - Rodar pião

4 - Amarelinha               9 - Bito

5 - Pular corda              10 - Bolinha de gude

8h - Folclorança

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Oficina da EMEB Santo Seno para confecção de brinquedos tradicionais: cata-ventos e peteca, como forma de valorizar as raízes culturais.

9h – Peregrinação pelas ruas centrais

Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre/RS

Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL

Boi de Nina Rodrigues/MA

14h – Minifestival

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

EMEB Prof. Eugênio Zacarelli - Dança: A Festa do Milho

EMEB Joaquim Miguel Dos Santos - Danças: Siriri e Desfeiteira

EMEB Dona Luiza Seno De Oliveira - Dança: “Saia  de Chita”

Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN

Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB

20h – Programação Cultural da Casa do Caipira

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

20h – Apresentações Noturnas

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palco Principal

  1. Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT
  2. Grupo Folclórico Taieiras – Lagarto/SE
  3. Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto/SE
  4. Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre/RS
  5. Boi de Nina Rodrigues/MA
  6. Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB
  7. Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES
  8. Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas – Salvador/BA

 Palco Maria Jesus de Miranda

  1. Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN
  2. CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS
  3. Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL
  4. Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará/PA
  5. Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” – Fortaleza/CE

20h – Apresentação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Local: Igreja Matriz de N. S. Aparecida – Praça N. S. Aparecida, 183 - Centro

Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará/PA

Dia 07/08/2018 – Terça-feira

8h – Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palestra: Conhecendo e Vivenciando o Folclore Cearense – Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES”

Palestrantes: Enio Marques

Intervalo: EMEB Dona Benta - Dança Pau de Fitas

Palestra:  O Folclore Paraibano, coisas da minha Terra – Balé Folclórico Sisais

Palestrante: Marissandra Porto Batista

8h – Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

1 - Perna de pau             6 - Bétia

2 - Corrida no saco         7 - Cabo de guerra

3 - Bola na lata               8 - Rodar pião

4 - Amarelinha                9 - Bito

5 - Pular corda               10 - Bolinha de gude

8h - Folclorança

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Oficina da EMEB Santo Seno para confecção de brinquedos tradicionais: cata-ventos e peteca, como forma de valorizar as raízes culturais.

9h – Rodada Cultural

Local: Casa da Cultura – Rua São João, 942 - Centro

Encontro de dois grupos folclóricos ou parafolclóricos de regiões distintas. O objetivo é fomentar a cultura popular, através da troca de experiências, danças, vestimentas e instrumentos. Após a atividade um café com pensadores e estudiosos locais para um bate papo sobre o folclore. 

Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre/RS

Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL

9h – Peregrinação pelas ruas centrais

Associação Folclórica Paramazon – Belém do Pará/PA

Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT

14h – Minifestival

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

EMEB Valentina Toazza - Danças: “Festa Na Roça” e Penerô Xerém

EMEB Washington Junqueira Franco - Danças: Feira de Mangaio e Catira

EMEB Santo Seno - Dança: Bumba- Meu- Boi

Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” – Fortaleza/CE

Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto/SE

Grupo Folclórico Taieiras – Lagarto/SE

20h – Programação Cultural da Casa do Caipira

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

20h – Apresentações Noturnas

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palco Principal

  1. Cia de Santos Reis “Estrela da Guia” – Olímpia/SP
  2. CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS
  3. Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” – Fortaleza/CE
  4. Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB
  5. Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” GODAP – Olímpia/SP
  6. Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará/PA
  7. Conjunto Folclórico Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre/RS
  8. Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL

Palco Maria Jesus de Miranda

  1. Cia de Santos Reis “Filhos de Maria” – Olímpia/SP
  2. Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES
  3. Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas – Salvador/BA
  4. Raízes da Cultura Brasileira – Olímpia/SP
  5. Associação Folclórica Paramazon – Belém do Pará/PA
  6. Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT
  7. Grupo Folclórico Parafusos – Lagarto/SE
  8. Grupo Folclórico Taieiras – Lagarto/SE
  9. Nação do Maracatu Porto Rico – Recife/PE       

20 – Apresentação na Paróquia São José

Local: Igreja Matriz de São José – Av. José Rodrigues da Silva, 139 – São José

Nação do Maracatu Porto Rico – Recife/PE

Dia 08/08/2018 – Quarta-feira

8h - Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palestra: A Importância da Cultura na Vida Familiar – Invernada Xirú do CTG Lalau Miranda

Palestrantes: Marco Antônio Valente Tomasini

Intervalo - EMEB Professor Eugênio Zaccarelli - Dança - A festa do milho

                 EMEB Emília - Dança Penerô Xerêm

Palestra:  Festa de Santa Barbara: projeção coreográfica – Coletivo CANDACE De Danças Populares Contemporâneas

Palestrante: Rita de Cassia Nascimento Rodrigues

8h – Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

1 - Perna de pau            6 - Bétia

2 - Corrida no saco        7 - Cabo de guerra

3 - Bola na lata              8 - Rodar pião

4 - Amarelinha               9 - Bito

5 - Pular corda              10 - Bolinha de gude

8h - Folclorança

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Oficina da EMEB Santo Seno para confecção de brinquedos tradicionais: cata-ventos e peteca, como forma de valorizar as raízes culturais.

9h – Rodada Cultural  

Local: Casa da Cultura – Rua São João, 942 - Centro

Encontro de dois grupos folclóricos ou parafolclóricos de regiões distintas. O objetivo é fomentar a cultura popular, através da troca de experiências, danças, vestimentas e instrumentos. Após a atividade um café com pensadores e estudiosos locais para um bate papo sobre o folclore.  

Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT

Associação Folclórica Paramazon – Belém do Pará/PA

9h – Peregrinação pelas ruas centrais

Nação do Maracatu Porto Rico – Recife/PE

Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN

Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB

14h – Minifestival

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

EMEB Thiago Felicío de Sant’Anna - Dança: Coco Peneruê

EMEB Prof. Reinaldo Zanin - Dança: Festa Na Roça

EMEB Theodomiro da Silva Melo - Danças: Quadrilha Junina e Penerô Xerém

CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS

Coletivo CANDACE De Danças Populares Contemporâneas

20h – Programação Cultural da Casa do Caipira

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

20h – Apresentações Noturnas

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palco Principal

  1. Grupo “Dança de São Gonçalo” – Olímpia/SP
  2. Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT
  3. Boi de Nina Rodrigues/MA
  4. Associação Cultural Anástasis Artes Cênicas & Solidariedade – Olímpia/SP
  5. Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro – Passa e Fica/RN
  6. Nação do Maracatu Porto Rico – Recife/PE       
  7. Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas – Salvador/BA
  8. Associação Folclórica Paramazon – Belém do Pará/PA

Palco Maria Jesus de Miranda

  1. Cia de Santos Reis “Os Mensageiros da Paz” – Olímpia/SP
  2. Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB
  3. Companhia de Ritmos e Danças Populares “CORDAPES” – Fortaleza/CE
  4. Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB
  5. CTG Lalau Miranda – Passo Fundo/RS

20h – Apresentação na Igreja de São Benedito

Local: Igreja São Benedito – Praça São Benedito

Balé Folclórico SISAIS – Pocinhos/PB

Dia 09/08/2018 – Quinta-feira

8h – Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

Palestra: Riqueza Cultural Sergipana – Associação Folclórica de Lagarto/SE

Palestrantes: Maria Ione do Nascimento

Intervalo - EMEB Cidade da Imaculada - Dança Índio do Brasil - Amazonas

                 EMEB Professora Irma Tereza Soares - Dança Penerô Xerêm / Pinduca - A Dança do Carimbó

Palestra:  O Papel da Cultura no Cotidiano Escolar – Associação Folclórica Paramazon

Palestrante: Edinelson Portal Serra

8h – Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis

Local: Recinto do Folclore - Av. Menina Moça, 800 – Vila Hípica

1 - Perna de pau   &

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites