Notícias

Home  /  Notícias

Carreta do Câncer inicia realização de exames preventivos em Olímpia

14/06/2022

A Campanha de Prevenção ao Câncer teve início nesta segunda-feira, dia 13, em Olímpia. A ação é uma parceria do Hospital PIO XII de Barretos com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde.

O cronograma da campanha irá percorrer todas as Unidades de Saúde da cidade e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu até o dia 19 de julho. O primeiro local a receber a carreta é o ARE (Postão), onde estão sendo realizados os exames anteriormente agendados.

A expectativa é realizar cerca de 5 mil exames, entre Mamografia, Papanicolau, prevenção ao câncer bucal e exames de Cólon e Reto (FIT). O objetivo da ação é prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença, além de incentivar o tratamento precoce.

As vagas para a mamografia já estão esgotadas em todas as unidades, mas ainda há disponibilidade para Papanicolau e avaliação bucal. Os moradores interessados que atenderem aos requisitos podem procurar as UBS para fazer o agendamento, munidos dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

O Papanicolau é destinado às mulheres de 25 a 64 anos, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame. A avaliação bucal tem foco em homens e mulheres com idade acima de 35 anos que fumam e/ou bebem ou abandonaram o vício há até 20 anos, ou homens e mulheres com qualquer idade com lesões suspeitas há mais de 15 dias.

Confira o cronograma completo:

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites