Notícias

Home  /  Notícias

Com FREMITUR, Olímpia segue na busca pelo selo de Estância Turística

28/03/2013

Uma comitiva de Olímpia foi à capital paulista para participar do lançamento da FREMITUR (Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O prefeito Geninho Zuliani foi acompanhado do secretário de cultura, esporte, turismo e lazer, Guto Zanette e do diretor de turismo, Paulo Duarte. Além do presidente da Câmara Municipal, o vereador Beto Puttini, ex-secretário de turismo olimpiense.

A FREMITUR tem por objetivo estabelecer requisitos para a classificação de estâncias e municípios de interesse turístico. A inovação é que o projeto adota um novo conceito de estância turística, independente de sua natureza ou vocação, que pode ser voltada para qualquer um dos segmentos definidos pelo Ministério do Turismo, como por exemplo, turismo social, cultural, religioso, de esportes, de aventura, rural, náutico, de pesca, de estudos e de intercâmbio, entre outros, ampliando o número de municípios a serem beneficiados com os recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade).


Evento reuniu diversas autoridades na Assembléia Legislativa de São Paulo...

O encontro foi aberto pelo presidente da Casa, Samuel Moreira, que afirmou que o turismo é o setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos estados e do país e que o governo deve fortalecer as cidades que possuem potencial turístico. Coordenada pelo deputado João Caramez, a frente tem o objetivo de lutar em favor dos municípios que possuem significativos atrativos turísticos, modernizar a legislação de estâncias e possibilitar que um número maior de municípios possa ter acesso aos recursos do Fundo de Melhoria das Estâncias.

Claudio Valverde, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, explica a importância dessa frente. “Tal tema vem movimentando a atividade turística paulista, pois este é apenas o começo de uma grande mudança no setor que proporcionará benefícios a muitas cidades que, com o empenho e apoio do Governo do Estado, terão como melhorar sua infraestrutura para bem receber o turista”, explicou o secretário Valverde.


Deputado João Caramez esteve em Olímpia visitando o Thermas, além de outros atrativos...

Dessa forma, a FREMITUR, sob a coordenação do deputado estadual João Caramez, vai lutar pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/2012, por uma melhor distribuição dos recursos do tesouro do Estado destinados ao turismo para contemplar as estâncias e os municípios de interesse turístico. É importante a participação da população dos municípios que tenham condições de se transformarem em Estâncias.

Coordenador da frente, o deputado estadual João Caramez, esteve em rápida visita a Olímpia para conhecer a cidade e seu potencial turístico-cultural, e ser mais um na luta pela busca do selo de Estância Turística. Caramez conheceu o Thermas dos Laranjais, grande atrativo turístico e ficou encantado. “Eu acredito em Olímpia como Estância Turística, uma cidade organizada e preocupada em crescer cada vez mais neste segmento. Podem contar comigo para o apoio neste empreitada!”, finalizou o deputado.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites