Notícias

Home  /  Notícias

Entrega simbólica de obras e live com artistas locais marcarão os 118 anos de Olímpia

26/02/2021

No próximo dia 02 de março de 2021, a Estância Turística de Olímpia completará 118 anos de fundação e, para marcar a data, a Prefeitura está preparando uma programação especial. Neste ano, as atividades serão mais restritas e simbólicas, seguindo os protocolos recomendados, devido à pandemia da Covid-19.

A agenda começa já neste sábado, dia 27 de fevereiro, com uma visita ao Bosque Urbano de Educação Ambiental “Walter Zucca”, localizado ao lado do Clube de Campo. A área recebeu pista de caminhada, paisagismo, aparelhos de academia ao ar livre, playground, bancos e iluminação para proporcionar mais um espaço de lazer para as famílias. Os investimentos somam cerca de R$ 800 mil em recursos do Governo do Estado, por meio do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, além de contrapartida do município.

Ocorrerá também a entrega da Sala de Tomografia da Santa Casa de Misericórdia, que deve contar com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, tendo em vista que o espaço receberá o nome de sua mãe, Eurides Garcia Garcia, falecida no ano passado. A implantação do tomógrafo computadorizado atende uma necessidade antiga do hospital, que oferecerá mais qualidade no atendimento e precisão no diagnóstico dos pacientes internados. A equipe que irá operar o serviço está passando por treinamento para que o exame possa entrar em funcionamento já no mês de março. O evento contará também com a participação do deputado federal, Geninho Zuliani, que se empenhou para a conquista.

O cronograma continua no domingo, com duas missas em Ação de Graças ao aniversário da cidade, às 8h30, na Capela Santo Antônio (Jd. Cisoto) e às 19h, na Matriz de São José.

Na segunda-feira, dia 1º de março, a missa será na Matriz de São João Batista, às 19h. Ainda no mesmo dia, os olimpienses poderão prestigiar a Live “Olímpia 118 anos – Um passeio musical”, que contará com a apresentação de artistas locais de diferentes ritmos musicais. A transmissão será ao vivo, a partir das 21 horas, nos canais oficiais da Prefeitura (Facebook e Youtube). A realização é da Associação Olímpia Para Todos, com apoio da Prefeitura e do Arquivo Público Municipal, que também está preparando um material especial de homenagem à história da cidade.

Na terça, dia 02, feriado municipal do aniversário de Olímpia, a Prefeitura fará a entrega simbólica do prolongamento da Avenida Benatti, que ganhou pavimentação, calçamento, pista de caminhada e iluminação em mais 1 quilômetro da via, com investimentos de cerca de R$ 4 milhões em recursos do Governo Federal e contrapartida do município. O local, além de aprimorar a infraestrutura urbana, também tem sido bastante utilizado pelos moradores para a prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida da população. À noite, às 19h, haverá missa em Ação de Graças na Matriz de Nossa Senhora Aparecida.

Já no dia 03 de março, o foco é a melhoria na Educação, com a entrega da reforma e ampliação da EMEB Irma Tereza Soares, no Jardim Santa Ifigênia. A escola estava, há anos, com a estrutura precária e foi totalmente reformada para oferecer mais conforto e ampliar a capacidade de atendimento. A programação segue na quinta-feira (04), com a entrega do Memorial em homenagem às vítimas da Covid, um espaço que foi construído em frente ao cemitério municipal para ser um lugar de oração e para eternizar as lembranças dos olimpienses que não puderam ter uma despedida mais humana.

Na sexta, dia 05, será entregue oficialmente a Praça “Leonel Almeida de Carvalho”, no bairro Quinta das Aroeiras. O local foi estruturado com bancos, paisagismo, iluminação de LED, academia ao ar livre e playground para oferecer lazer às famílias do entorno. Os investimentos contam com recursos do Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Adriana Borgo (PROS).

Encerrando as atividades, o fim de semana contará com cultos em ação de graças ao aniversário, no sábado, dia 06, às 10h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, e no domingo (07), na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular e na Igreja Jesus Cristo Vida, às 9h e às 20h, respectivamente.

É importante destacar que os atos contarão com público restrito, não sendo abertos à população, e respeitarão os protocolos sanitários como o uso de máscara e o distanciamento.

SOBRE O FERIADO PROLONGADO
A Prefeitura de Olímpia informa que, conforme regulamentado pelo Decreto Municipal Nº 7.941, de 11 de dezembro de 2020, no próximo dia 02 de março (terça-feira), será feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade, enquanto, no dia 1º de março, segunda-feira que antecede a data, será ponto facultativo. Vale ressaltar que a regulamentação dispõe acerca dos serviços públicos municipais, que não terão expediente nos dias mencionados, com exceção dos serviços essenciais, de urgência e emergência, como a UPA, SAMU e o Gripário.

Já o setor privado deve atuar conforme as leis trabalhistas e as decisões de cada categoria. De acordo com a legislação, os pontos facultativos são opcionais para empresas privadas, enquanto os feriados, sejam eles Nacionais, Estaduais ou Municipais, preveem remuneração diferenciada, folga ou compensação, que precisam ser acordadas entre empregador e funcionário.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites