Notícias

Home  /  Notícias

Palestra sobre acessibilidade no turismo conscientiza empresários

26/11/2015

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu na última terça-feira, 24, a palestra “As experiências de Socorro com o turismo – um caso de sucesso”. Realizada no plenário da Câmara Municipal, cerca de 40 pessoas entre empresários, autoridades, imprensa e sociedade civil estiveram presentes, como os secretários municipais Sandra Lima (Gestão) e Beto Puttini (Turismo), Flávio Vedovato, presidente da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO), Marcelo dos Santos, presidente da DOA (Deficientes Olimpienses Associados), e os diretores de Turismo Rodrigo Marini e Paulo Duarte.

O empresário mostrou como Socorro se planejou para construir uma estrutura de turismo acessível, explicando que a mudança aconteceu a partir da união de todo o empresariado para definir políticas públicas de acessibilidade que beneficiassem o comércio de maneira coletiva. O Turismo Social passou a fazer parte da preocupação local a partir de uma lei federal de 2004 que rege a acessibilidade. Dessa forma, a iniciativa privada da Estância investiu em  equipamentos adequados para acomodações, comunicação e prática de atividades de turismo de forma a oferecerem infraestrutura completa aos visitantes, o que fez Socorro ser reconhecida como a cidade mais acessível do mundo no turismo.



A palestra foi ministrada pelo empresário José Fernandes Franco, que trabalha com o turismo em Socorro há mais de 20 anos. O palestrante abordou fatos sobre o caminho percorrido pelo município desde 1978 quando se tornou Estância Hidromineral até hoje, em que é considerado referência no turismo de aventura e ecoturismo com acessibilidade.


Esse reconhecimento garantiu ao município também integrar o projeto Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que adaptou todos os prédios públicos destinados ao turismo com locomoção, comunicação e sinalização adequadas aos deficientes. Segundo José Fernandes Franco, esse segmento é um mercado que está crescendo no Brasil, pois inclui não só os deficientes físicos como os portadores de mobilidade reduzida do qual fazem parte mães com carrinhos de bebês, acidentados, idosos, obesos, entre outros. “Esse investimento tem dado resultados porque estamos trabalhando para uma população de 77 milhões de brasileiros. Nós percebemos que cada deficiente traz de 3 a 4 pessoas como acompanhantes e isso gera um aumento na ocupação dos meios de hospedagem quase o ano todo”, destaca o palestrante.

Franco frisou ainda que todo esse prestígio só aconteceu graças à união da iniciativa privada com o apoio do poder público. “Através do Conselho Municipal de Turismo, nós conseguimos colocar na mesma mesa o poder público, o poder privado e instituições da cidade e foi toda essa união que fez com que a cidade identificasse todas as oportunidades que existiam nos diversos segmentos de turismo e, identificado isso, a gente conseguiu unir forças para que todas as ações fossem realizadas porque o poder público sozinho não consegue resolver todas as questões do turismo. A gente tem que envolver os empresários porque sem o empresariado empreendedor fica muito difícil construir um turismo forte na cidade”, acrescentou. 




O Secretário de Turismo, Beto Puttini, agradeceu e parabenizou o empresário pela palestra e, reforçando o pensamento do palestrante, disse “nós precisamos começar a pensar em ‘nós’. Nós que vivemos nessa cidade e nós que precisamos ter o compromisso com a geração futura de deixar essa cidade preparada, uma cidade pujante. E só faz isso com união e planejamento. A nossa obrigação é essa fazer parcerias, trazer palestras, trazer treinamento, qualificação. Temos um comprometimento para que tudo isso aconteça, mas sozinho nós não conseguimos. Agradeço a vocês empresários que estão aqui hoje, participando, se aperfeiçoando”.


A troca de experiências serviu como incentivo para o empresariado local, que entendeu o valor de unir forças e apostar no diferencial. O proprietário do Centro de Lazer Recanto dos Sonhos, Juninho Iquegami, participou do debate e se sentiu inspirado para investir em inovações. “A palestra foi muito produtiva para mim porque foi voltada, principalmente, para o ramo que eu atuo que é o de turismo rural e de aventura. As informações passadas foram ótimas e vou conseguir absorver muitas ideias. A questão de unir forças também foi muito importante e eu estou apostando nisso”, comentou.

“Olímpia talvez seja a cidade que mais esteja crescendo no turismo do país. Essa oportunidade que a cidade está tendo foi em função de um grande negócio que se estabeleceu aqui, mas a cidade não pode ficar só pensando em um tipo de turismo, ela tem que ampliar o número de atividades turísticas. É preciso fazer um planejamento mais amplo e tentar unir todos os empresários interessados para que vocês possam fazer um turismo profissional e forte para a cidade e pensando não só em curto prazo, mas a médio e longo prazo. Eu acho que Olímpia tem tudo para ser uma das grandes cidades turísticas do país”, finaliza José Fernandes Franco.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites