Notícias

Home  /  Notícias

Poupatempo de Olímpia incorpora serviços municipais do Procon, Sebrae, Banco do Povo e atendimento aos contribuintes

25/03/2022

O Poupatempo já é realidade na Estância Turística de Olímpia. Funcionando em fase de implantação e treinamento, a unidade realiza centenas de serviços de atendimento ao cidadão como emissão de RG, renovação de CNH, transferência de documentos, entre outras demandas. A novidade ainda é que, além dos serviços estaduais, a unidade conta também com atendimentos da Prefeitura, centralizando em um único local, diversos serviços públicos, a fim de tornar mais ágil e prático as soluções para o cidadão.


Com isso, entre os serviços municipais incorporados pelo Poupatempo estão o Procon, Sebrae Aqui, o Banco do Povo e ainda alguns atendimentos da secretaria de Planejamento e Finanças. Em breve, o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador também será transferido para o novo prédio, assim que autorizado pelo Ministério do Trabalho.
 
O Banco do Povo Paulista e o Sebrae são órgãos destinados a incentivar e dar suporte ao empreendedorismo. Com o Banco do Povo, é possível solicitar linhas de crédito para empreendedores formais e informais, com ou sem CNPJ, com valores que variam entre R$ 200,00 até R$ 21.000,00, para alavancar os negócios. Já o Sebrae-SP é porta de entrada para este mercado, uma vez que é o canal de atendimento que oferece capacitação, desenvolvimento sustentável e a legalização das atividades empresariais. No Posto de Olímpia, é realizada a abertura e encerramento de empresas, alteração de cadastro, emissão de notas, de boletos, declarações, entre outros serviços para empreendedores e MEI.
 
O Procon-SP, por sua vez, é o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, que orienta o mesmo sobre as relações de consumo, direitos e obrigações previstos no Código de Defesa do Consumidor. No Poupatempo, o cidadão recebe todo o atendimento necessário para registrar reclamações, além de orientação jurídica e realização de audiências conciliatórias.


 O setor de Atendimento ao Cidadão da secretaria de Planejamento e Finanças, que funcionava na Rua 9 de Julho, também foi transferido para a unidade do Poupatempo. Assim, no local, o contribuinte pode também resolver questões relacionadas a tributos municipais, cadastro imobiliário e dívida ativa, como solicitar a emissão de 2ª via de boletos e de custas judiciais, parcelamentos de débitos tributários, informação e formulário de alteração cadastral para emissão de certidões e impugnação de lançamento, para emissão de guia de ITBI, para restituição de valores pagos em Duplicidade, para compensação de valores pagos em Duplicidade e para cancelamento de débitos.
 
Vale ressaltar que os serviços municipais disponíveis na nova unidade estão sendo realizados por demanda espontânea, em atendimento presencial sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h.
 
Já para os demais serviços próprios do Poupatempo, a unidade de Olímpia tem capacidade para realizar mais de 260 atendimentos presenciais, no mesmo horário de funcionamento, mediante agendamento, além de 140 atendimentos virtuais por dia. Atualmente, são mais de 190 serviços oferecidos nos canais eletrônicos – site, app e totens de autoatendimento –, que incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.
 
Os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a emissão de RG (Registro Geral), primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, investigação e reconhecimento de paternidade, devem ser agendados pelo site do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.


As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa. A entrega oficial da Unidade do Poupatempo de Olímpia deve ser definida, em breve, com o Governo do Estado, responsável pela coordenação do programa.
 
SERVIÇO
Poupatempo da Estância Turística de Olímpia
Endereço: Avenida Harry Giannecchini, 1691 - Jardim Toledo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites