Notícias

Home  /  Notícias

Restaurantes, comércio e outros setores retomam atividades com restrições a partir de segunda em Olímpia

28/05/2020

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho, algumas atividades econômicas poderão retomar gradualmente o atendimento em Olímpia. O comércio em geral, bares, restaurantes e salões de beleza estão entre os setores autorizados a funcionar com restrições.

A novidade foi anunciada, nessa quarta-feira (26), durante a coletiva do Governador João Doria, que apresentou o Plano São Paulo, elaborado com base nos dados regionais sobre a ocupação de leitos hospitalares e a evolução da epidemia no Estado. Segundo o documento, apenas 4 das 16 regionais de saúde estão na Fase 3 (Amarela), que representam o contágio mais controlado e bons índices, permitindo a flexibilização das atividades, com é o caso de Olímpia, que pertence à regional de Barretos e integra o grupo seleto de cidades que poderão fazer a retomada gradual, desde com responsabilidade e critério.


Sendo assim, o plano contém as atividades liberadas pelo Estado e as diretrizes que devem ser seguidas pelos setores com restrições e controle, por exemplo, de fluxo de pessoas e horário de atendimento, além da não realização de promoções e ações que incentivem aglomeração e manutenção das medidas de cuidado e prevenção. Ainda segundo o plano, a retomada será monitorada a cada 14 dias, sendo que a flexibilização ou rigidez das medidas, para as semanas seguintes, dependerá da estabilidade da incidência de novos casos e da ocupação de leitos hospitalares nas regiões.

Todo o estudo e as recomendações estão sendo analisadas e discutidas com o Comitê de Gerenciamento e Enfrentamento da Covid-19, para regulamentação do novo decreto municipal, que será publicado ainda nesta semana.

O planejamento contempla ainda a liberação das atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, indústria não essencial e a construção civil, enquanto, nesta fase, devem permanecer suspensos, por enquanto, teatros, cinemas, promoção de eventos, entre outros. Já o funcionamento dos setores de Educação e Transporte estão em definição pelo Estado.

- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene

O início da flexibilização é uma conquista importante para a cidade, mas que deve ser consciente e responsável, com a manutenção dos cuidados, para que o município avance no retorno total das atividades.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites